Buscar
  • Elisa Gomes

PROGRAMAÇÃO NEURO LINGUÍSTICA

Atualizado: 16 de Jul de 2019

A mudança tem que começar de dentro. Mudando o meu mundo interior eu modifico o meu mundo exterior.


A PNL vêm sendo bastante utilizada ultimamente. Ela surgiu há quase 50 anos, na Universidade da Califórnia, onde os pesquisadores foram estudar como funcionavam as mentes das pessoas bem sucedidas na vida, nas mais diversas áreas. Como essas pessoas se comportavam diante dos desafios, e como buscavam forças para caminhar em direção aos seus objetivos.

A PNL tem seus alicerces nas percepções subjetivas vividas. Ela considera que a nossa mente é um sistema e que, assim como um computador, ode ser reprogramada, de modo a criar novos hábitos, a partir de novos comportamentos. Estudando o funcionamento do cérebro, e buscando entender como o cérebro capta, interpreta as informações adquiridas pelos cinco sentidos, a PNL vem como um manual da nossa mente. Nos ensinando como devemos agir para intervir nesse processo cerebral, de modo a ter uma significativa mudança de comportamento, e ajudando a adquiri a melhor versão.

Cada um de nós tem uma percepção de realidade diferente. Por isso que a PNL não busca modificar a realidade em si, mas sim modificar a percepção que temos dessa realidade. Estando sempre pronto a ter um comportamento, que leve a realizar o objetivo final.

Nossas experiências de vida e nossos sentidos criam padrões de pensamentos na mente que formam a nossa realidade. Somos acostumados a justificar todos os pensamentos, dessa forma estamos criando e fortalecendo crenças, padrões, valores, que nos direcionam a qualquer ação.

Cada experiência na nossa vida possui um padrão determinado, e ao modificar esse padrão podemos modificar nossos comportamentos, eliminando comportamentos ruins, destrutivos, e fortalecendo os comportamentos positivos.

2 visualizações